A importância de se usar uma agenda semanal. Uma experiência que deu certo!

Eu, Fernanda, sempre usei agenda para anotar meus compromissos, mas usava esporadicamente, pois tinha uma memória excelente e minha vida “andava” sem problemas, eu sempre cumpria com minhas responsabilidades, com meus afazeres, etc. Porém, após meu acidente e o traumatismo craniano grave que tive (lesão axonal difusa), fiquei com a atenção, memória e funções executivas tal como o planejamento, prejudicados.

Quando entrei no CPN para terapia neuropsicológica individual, fui orientada a usar uma AGENDA SEMANAL (aquela em que você abre e tem de segunda a domingo nas 2 páginas) para me organizar e lembrar dos meus compromissos. Comprei logo, mas no início não comecei a usá-la com frequência, pois até isso se tornar um hábito pode levar um tempo.

Por que estou falando disso no Blog?

Foi pedido pela Terapeuta do nosso grupo de memória, para eu escrever sobre a agenda porque realmente eu a uso todos os dias sem exceção e sempre tento convencer todos, que têm “dificuldades” parecidas com as minhas, em usá-la. A agenda semanal, sem exageros, mudou a minha vida depois da minha lesão cerebral.

Primeiro você deve escolher um horário do dia que você “funcione melhor” para poder escrever seus compromissos por exemplo, e tentar todos os dias olhar suas anotações e ver como está sua(s) semana(s) para conseguir se planejar melhor. Eu levo a minha agenda “enorme” todos os dias para onde quer que eu vá. Muitas amigas dão risada porque hoje está tudo cada vez mais informatizado e menor e é difícil entender quem não usa desses artifícios. Mas não me importo, pois sei do benefício da “enorme” agenda semanal na minha vida. E aliás, depois que se tem uma lesão grave no cérebro e as suas dificuldades não são tão perceptíveis para outras pessoas, como no meu caso, você tem que aprender a não se importar com a opinião de várias pessoas, rsrs. Até porque, é muito difícil as pessoas entenderem sem viver o problema. Ninguém tem culpa disso… Levo a agenda comigo porque tudo que lembro ou combino com as pessoas, eu abro a agenda e escrevo para garantir que não vou me esquecer. Escrevo TUDO mesmo, até coisas básicas que eu nunca escreveria antes, como por exemplo: lavar alguma coisa, arrumar mala para viajar, ligar pra alguma amiga que não falo há um tempo ou que sinto saudades, etc. Isso significa que se eu não escrever, por exemplo, que tenho que arrumar a mala tal dia, eu vou viajar sem mala? Ou, vou lembrar só no momento de sair de casa? A resposta é não.

A agenda vai ajudar você a se planejar melhor naquela semana ou até mesmo naquele dia de arrumar a mala para que tudo não fique corrido ou dê algo errado nos seus “planos”. Talvez você que esteja lendo, pense que isso é besteira ou exagero, mas pra quem tem lesão que causa dificuldades como as que citei acima, escrever na agenda, algo tão óbvio, ajuda sim e muito!

Logo que aconteceu meu acidente, quando voltei a falar mais, a andar novamente, enfim, quando os problemas físicos foram sendo aos poucos superados, as dificuldades minhas de linguagem foram sendo mais percebidas, até mesmo por mim, que demorei para percebê-las… E quando meu problema de memória ficou visível, lembro que meu pai ficava estimulando minha memória (sem saber talvez até da importância terapêutica de sua atitudes), me perguntando coisas do dia a dia que eu tinha feito, como, por exemplo, 3 horas depois do café da manhã, me perguntava o que eu tinha comido no café. No início, até me lembrar o que eu tinha falado no telefone era difícil. Mas gradativamente, com ajuda de profissionais, familiares e amigos, tudo foi ficando melhor. O que pensei em fazer também com a agenda? Pensei em usá-la para além de me organizar, me planejar e me lembrar dos compromissos, usá-la para ajudar na memória. E isso foi ótimo! Desde então, uso a agenda também como um “diário”, pois relato o que fiz durante o dia e isso me obriga a exercitar a memória sempre. Hoje já não são todos os dias que faço o relato diário, até porque, às vezes, quero testar minha memória e escrevo dois ou três dias depois. Às vezes dá certo, às vezes não me lembro de tudo, mas sempre quando estou com dificuldade, peço ajuda para o meu marido (que, no caso, é a única pessoa que mora comigo e sabe da minha rotina) me ajudar a lembrar algumas coisas que fiz ou que aconteceu naquele dia para eu tentar “puxar” na memória algo mais.

Outra dica importante para que o uso da agenda seja realmente eficaz é não esquecer de no mesmo dia ou no dia seguinte (dependendo da hora que você escolheu para olhar a agenda) “ticar” o que você conseguiu cumprir naquele dia e o que você não conseguiu, escrever para cumprir nos dias seguintes. Isso porque se você não transfere o compromisso que não foi cumprido de maneira escrita na agenda para outro dia, a probabilidade dele não ser realizado e ser esquecido por você é quase 100%. Então, evite problemas de uma maneira simples porque depois que isso se tornar um hábito, você vai ver que não vai tomar tempo nenhum fazer isso e, com certeza, vai ser muito mais fácil, prático e menos estressante do que o transtorno de não lembrar de fazer algo.

Outra coisa que muda com a maioria dos que sofrem lesão deste tipo, é que a falta de atenção e memória, a dificuldade na organização e planejamento gera um desgaste físico e emocional muito grande. A gente se cansa muito mais para fazer a mesma tarefa que antes poderia até passar despercebida. E o uso da agenda ajuda, pois você tendo noção de como está sua semana, você também pode se planejar e não fazer muitas coisas no mesmo dia e sim, dividir os compromissos, o que vai te deixar menos cansado(a) e menos frustrado(a) caso não tenha conseguido cumprir o que desejava, pois nossos desejos e necessidades não mudaram, mas a nossa “capacidade”mudou. Então, é muito importante aceitar isso, acima de tudo. Aceitar e reconhecer é o primeiro passo para tudo ficar mais fácil, não só na prática do dia a dia, mas emocionalmente também. Posso garantir, por experiência própria, que acordar num “belo dia” e perceber que você não é nada parecida com o que você era e que possui muito mais dificuldades que antes para determinada “função”, não é nem um pouco fácil…

Espero ter contribuído com algo que possa, de uma maneira muito simples e sem gasto nenhum, melhorar a sua vida, melhorando o seu dia a dia, seus afazeres, seu planejamento, enfim, sua qualidade de vida em geral. Se eu puder ajudar mais de alguma forma, estou à disposição aqui no Blog. Agradeço por você ter lido até aqui, afinal nunca soube escrever pouco…rsrs.

por meucerebromudou

9 comentários em “A importância de se usar uma agenda semanal. Uma experiência que deu certo!

  1. Gostei muito dessas dicas com certeza era a me ajudar a ser mais organizada e conseguir realizar tudo o que eu determinei ao longo do meu ano muito obrigada.

  2. Oi Fernanda,
    Você não tem idéia de como é útil para nós terapeutas o seu depoimento, pois não é fácil introduzir a agenda na vida de muitos pacientes, em especial os pacientes que não tem lesão, mas déficit de atenção ou de funções executivas, em especial planejamento e organização, pois eles podem achar que julgamos fácil essa atividade e que não compreendemos a sua dificuldade e por isso no primeiro erro desistem… Enfim poder ler o depoimento de quem tem a dificuldade e que conseguiu se beneficiar de forma real é algo estimulante para os que julgam que nunca iriam conseguir.
    Continue escrevendo, pois isso nos estimula muito a acreditar no nosso trabalho!
    Abraços,

  3. Fernada (Fer) um ser humano de tamanha luz ,com uma alegria contagiante,um exemplo de superação,força de vontade e acima de tudo fé em dias melhores ,felizes são aqueles que tem o privilégio de conhece-la.Mais uma vez superando os seus próprios desafios supreendendo com ensinamentos,conhecimentos vividos esse blog sem duvidas é fantástico …Parabéns pela iniciativa por dividir conosco cada detalhe.Que Deus continue a te abençoar e que possa continuar ajudando o próximo…

  4. Fernanda, uma amiga especial! Não acompanhei seus momentos terríveis pós acidente, mas conheci vc no auge da sua capacidade. Ler seu depoimento me causou um aperto no coração por entender como as dificuldades incapacitantes são invisíveis aos olhos de outros e desgastante para quem as tem. Minha grande alegria é ver sua superação diária, que só acontecem para aqueles que tem garra, coragem, vontade de viver e um bom humor enorme pra não se deixar abater constantemente com a própria impotência.. Admiro tb sua iniciativa de compartilhar essas dificuldades! Esse compartilhamento faz diferença na vida de muitos que jamais saberá quem são, mas vira uma “corrente do bem”. Parabéns pela iniciativa!!

  5. Olá Fernanda! Muito obrigada por compartilhar conosco a sua experiência. Acho que vai ajudar muitas pessoas que passam pelas mesmas dificuldades que você. Vai ajudar também pessoas que trabalham com reabilitação a compreenderem como ajudar pessoas com dificuldades de memória. Sem contar na divulgação das consequências de uma lesão cerebral e de como é possível se (re)adaptar com o uso de estratégias como essa da agenda.
    Enfim, achei seu texto excelente!

Deixe um comentário

